O hospital das clínicas de Porto Alegre abriu o edital do processo seletivo de sua residência multiprofissional.
São 6 vagas para fisioterapeutas. Nos seguintes programas:
- Adulto Crítico/Fisioterapia 1 vaga
- Atenção Cardiovascular/Fisioterapia 1 vaga
- Atenção Integral ao Paciente Adulto Cirúrgico/Fisioterapia 1 vaga
- Atenção Materno Infantil/Fisioterapia 1 vaga
- Saúde da Criança/Fisioterapia 2 vagas
Inscrições para a Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas de Porto Alegre
As inscrições podem ser feitas entre os dias 13/09/2021 até as 17h do dia 20/10/2021.
As inscrições serão feitas através do site do hospital : https://fundmed.org.br/evento/residencia-multiprofissional-hcpa-2022/. O Valor da taxa é de R$290,00.
A prova objetiva
A prova da Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas de Porto Alegre está prevista para o dia 7/11/2021 em Porto Alegre (RS).
O Processo Seletivo para Residência Integrada Multiprofissional em Saúde/2022 do Hospital das Clínicas de Porto Alegre constará de única etapa, a saber, prova objetiva, de caráter eliminatório/classificatório.
A prova objetiva, para todos os inscritos, independentemente da área de inscrição, será composta por 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas, das quais somente 1 (uma) será a correta, e será assim distribuída:
- Parte geral (comum a todos): Conhecimentos de Políticas Públicas de Saúde – 15 questões;
- Parte específica (conforme cada área): Conhecimentos Específicos de cada categoria profissional – 25 questões;
As questões serão elaboradas com base no Programa, Anexo I deste edital, podendo incluir a exigência de conhecimentos de língua estrangeira. Cada questão terá o peso de 2,5 pontos, sendo o peso total da prova de 100 pontos.
A nota da prova será calculada considerando o número de acertos multiplicado pelo peso de cada questão. Serão considerados aprovados os candidatos que acertarem no mínimo 40% das questões da parte geral e no mínimo 60% das questões da parte específica da prova objetiva, desde que dentro do limitador de até dez vezes o número de vagas em cada Programa. Os candidatos que não alcançarem os respectivos resultados estarão automaticamente eliminados do processo.
Avaliação de Currículo
O edital também conta com uma fase de avaliação de curriculum vitae, aonde o candidato pode somar até 10 pontos a nota se sua prova objetiva.
Pós-graduação – valor máximo: 1,0 ponto
A pontuação para pós-graduação será atribuída mediante a apresentação de certificado de conclusão de curso de especialização (com carga horária mínima de 360 horas, obrigatoriamente explicitada na documentação comprobatória), mestrado ou doutorado conforme segue.
- 1) curso de especialização – valor: 0,3 ponto por curso
- 2) curso de mestrado – valor: 0,5 ponto por curso
- 3) curso de doutorado – valor: 1,0 ponto
Atuação, Educação Permanente e Produção Técnico-Científica – valor máximo: 8,4 pontos
A pontuação para atuação, educação permanente e produção técnico-científica será atribuída conforme segue:
Participação em eventos como palestrante, autor ou coautor de tema livre na área de saúde, educação e ciências sociais (apresentação oral ou pôster) nos últimos 5 anos – valor máximo: 0,8 ponto
A cada participação será concedido 0,1 ponto por evento, até o máximo de 0,8 ponto.
A comprovação deverá ser feita mediante a apresentação do certificado, da publicação dos anais do evento ou por meio de material oficial da divulgação do evento em que o candidato seja citado. Trabalho apresentado em mais de um evento será pontuado somente uma vez.
Participação em eventos de atualização e/ou aperfeiçoamento na área de saúde, educação e ciências sociais (congressos, cursos, simpósios, jornadas, oficinas, seminários, encontros) nos últimos 5 anos – valor máximo: 3,2 pontos.
A pontuação será concedida de acordo com a carga horária relativa a cada evento, conforme segue.
- Eventos com carga horária de até 2 horas: 0,05 ponto por evento
- Eventos de 2 a 10 horas: 0,10 ponto por evento
- Eventos de 11 a 39 horas: 0,30 ponto por evento
- Eventos de 40 a 80 horas: 0,40 ponto por evento
- Eventos de 81 a 200 horas: 0,70 ponto por evento
- Eventos com mais de 200 horas: 2,00 pontos por evento
A comprovação deverá ser feita mediante a apresentação do certificado de conclusão no qual constem explicitamente o período de realização e a carga horária do evento. Ao certificado sem indicação de carga horária não será concedida pontuação. Não serão pontuados os cursos de línguas, informática, de cunho religioso e outros que não tenham relação com a opção de inscrição do candidato. Não serão pontuadas, também, horas de planejamento na organização de eventos.
Participação em atividades extracurriculares na área de saúde, educação e ciências sociais (projetos de pesquisa e extensão, bolsas de iniciação científica, monitorias, estágios não obrigatórios) nos últimos 5 anos – valor máximo: 3,5 pontos.
A pontuação será concedida de acordo com a duração da atividade extracurricular, conforme disposto a seguir:
- Atividades de 40 a 120 horas: 0,7 ponto por atividade
- Atividades de 121 a 360 horas: 1,4 ponto por atividade
- Atividades com duração superior a 360 horas: 2,1 pontos por atividade
A comprovação deverá ser feita mediante a apresentação do certificado de conclusão competente no qual conste explicitamente a carga horária, ou pela entrega de declaração, com firma reconhecida, fornecida pelo responsável pela atividade em que conste a carga horária total da atividade objeto da pontuação pretendida e cite, quando for o caso, a expressão estágio extracurricular.
Publicação de artigo em revista indexada, capítulo de livro ou livro – valor máximo: 0,9 ponto
A cada publicação será concedido 0,3 ponto, até o máximo de 0,9 ponto.
A comprovação de publicação em periódicos ou livros deverá ser feita mediante a apresentação da capa, do índice e da ficha catalográfica do periódico ou livro, ou ainda pela apresentação de cópia do artigo, do capítulo e da capa (do periódico ou do livro) com a indicação do endereço eletrônico em que se encontra disponibilizada a publicação, se for o caso. Não serão pontuados anais de eventos que apresentem somente o resumo; será exigida a apresentação do artigo completo.
Experiência profissional não acadêmica nos últimos 5 anos – valor máximo: 0,6 ponto
A cada mês de experiência profissional não acadêmica será concedido 0,01 ponto, até o máximo de 0,6 ponto.
A comprovação de experiência profissional deverá ser feita mediante a apresentação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) devidamente anotada e/ou de publicação de posse em cargo no Diário Oficial ou de recibo de pagamento de autônomo, ou ainda de Alvará e comprovante de pagamento do ISSQN.
Para caso de servidor público, admitir-se-á, também, a apresentação de certidão emitida pelo órgão público responsável pela admissão ao cargo.
A experiência profissional não acadêmica somente será pontuada se indiscutivelmente tiver sido desenvolvida em atividade relacionada diretamente com a opção de inscrição do candidato (de acordo com a categoria profissional).
Edital completo
O edital completo se encontra no seguinte link: https://fundmed.org.br/website/wp-content/uploads/2021/09/2021-Edital-de-Abertura-das-Inscricoes_HCPA-MULTI.pdf
Prova: Clique aqui!